Certificação Digital ajuda a eliminar 34 bilhões de folhas de papel
06/03/14 15:14:03
Desde a sua implementação em 2006 até os dias atuais, o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, que exige o uso do Certificado Digital para a emissão do documento a fim de garantir segurança e transparência na troca de informações, mais de 8,5 bilhões de notas de papel deixaram de impressas. Isto significa que 34 bilhões de folhas de papel não foram utilizadas, uma vez que Nota Fiscal física tinha 4 vias.
"O uso do Certificado Digital garante transparência e é por isso que tem se tornado obrigatório em diversos processos do governo. Mas é importante que as pessoas saibam e o utilize não somente por uma obrigatoriedade. O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico", explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
A empresa disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign.
Segmento: NF-e, Certificado Digital