Certibio

Casos de Uso

Compartilhamento de registros biométricos

QUAL É O DESAFIO?

Os varejistas têm buscado soluções de biometria, principalmente de face, para identificar consumidores e protegerem-se contra fraudadores. Os cadastros biométricos têm se mostrado eficientes na identificação de bons consumidores, facilitando acesso a crédito e outros serviços bem como de fraudadores que utilizam documentos falsificados.

A possibilidade de diversos varejistas compartilharem registros biométricos sem expor seus cadastros ou dados de identificação de seus clientes permitiria a todos beneficiarem-se mutuamente de informações que geram alertas contra possíveis fraudes. Para isso os principais desafios são:

O banco precisa se prevenir principalmente contra dois tipos de ataques:

  • Como viabilizar um sistema distribuído, onde cada varejista possui soberania sobre seus dados e ao mesmo tempo permitir verificar a identidade de todos os clientes existentes nestas bases.
  • Como compartilhar registros sem expor dados dos clientes.
  • Como tratar assimetrias entre varejistas de portes diferentes.

COMO A SOLUÇÃO PODE RESOLVER?

O Hub Biométrico do Varejo foi desenvolvido para atender múltiplos varejistas que querem manter cadastros biográficos e biométricos próprios de seus clientes mas também participar de um clube onde um novo cliente pode ser verificado contra as bases biométricas dos demais varejistas que pertencem ao clube. O sistema atua como uma clearinghouse, validando as transações biométricas e gerenciando o fluxo de consultas.

QUAL É O RESULTADO?

Os varejistas participantes do Hub Biométricobeneficiam-se mutualmente com a ampliação da capacidade de validar novos clientes e serem alertados sobre potenciais fraudadores sem que para isso necessitem compartilhar cadastros ou qualquer dado de identificação de consumidores. Fraudadores tentam buscar sempre os sistemas mais vulneráveis, porém, no modelo de hub a atuação deles diminui evitando a proliferação de fraudes entre os varejistas.

O Hub Biométrico estabelece um modelo de negócio que viabiliza uso de biometria até para empresas de pequeno porte.

cada ser humano é único.